31 de julho de 2012

Parabéns meu Amor!


Baby look: Macacão Sal & pimenta

9 meses... O tempo voa! A C já está com 9 meses e a mim parece-me que foi ontem que ela nasceu!
Hoje de manhã tivemos consulta no pediatra e felizmente a C segue forte e saudável. Pesa 9, 450 kg e mede 73,5 cm. 
Recebo vários emails de mães que me perguntam com quantos quilos a C nasceu, que percentil tinha com 1 mês, aos 3 meses, aos 6, se já anda, se já tem dentes... :) Mas como às vezes por falta de tempo, não consigo responder a todos os emails e comentários que, tão queridas, me fazem, resolvi, à semelhança do que já fiz aqui, e em jeito de retrospectiva, reunir todas as questões e responder em forma de post.
Quem acompanha o blog desde o início sabe, a C tem sido uma bebé fácil, uma bem disposta, sempre sorridente! Come bem e dorme bem. E é saudável! O que é que uma mãe pode pedir mais? Só mesmo que o tempo passe devagar.
Ultimamente, todos os dias aparece com uma novidade e eu vejo a minha bebé tornar-se a passos largos numa menina... De repente já estou a vestir à baby C a roupa maior que tinha comprado quando fiz o enxoval! Dá uma saudade de um tempo que ainda nem passou! Aposto que as mães conhecem a sensação!
Com 9 meses a C ainda não tem um único dente, mas senta-se perfeitamente desde os 5, começou a dizer mamamama no dia que fez 8 e com 9 meses, diz mamã (quando lhe apetece!), põe-se em pé, anda sozinha agarrada às coisas, bate palminhas, faz adeus, mostra onde a galinha põe o ovo, aponta para o cão a ladrar e entende tu-do! Enfim, o normal dos bebés, mas uma verdadeira delícia para os pais! Adorei esta fase dos 6-9 meses e acredito que "the best is yet to come"!


As novidades:
Nesta fase dos 9 meses o alerta do Dr. Mário Cordeiro foi essencialmente para a segurança! Toda a atenção é pouca e é indispensável ter a casa equipada a nível de tomadas protegidas, escadas com cancelas, travões de portas, etc. Comprei tudo no Ikea aqui.
A principal novidade é que vamos começar a introduzir novos alimentos e a pouco e pouco a nossa comida na alimentação da C. Coisa que ela já andava desejosa! Sempre que apanhava o nosso prato a jeito aproveitava logo para roubar qualquer coisa. Para não falar dos gelados, era impossível evitar dar-lhe!! Fica numa lambuzisse só que não se aguenta!

Agora os números:
A C nasceu com 2.990 kg e 47 cm.
Com 1 mês - 3.950 kg e 53,5 cm - percentil 50 no peso e na altura
Com 3 meses - 5.650 kg e 57,5 cm - percentil 75 no peso e percentil 50-75 na altura
Com 6 meses - 8.150 kg e 67 cm - percentil 75-90 no peso e percentil 75 na altura
Com 9 meses - 9, 450 kg e 73,5 cm - percentil 75-90 no peso e percentil 90 na altura

Dica:  Existem várias aplicações para Iphone que uso e que permitem acompanhar os passos da gravidez e o crescimento do bebé. Estas são grátis: Universo do bebé, do Continente e Baby Care.

Se me estiver a esquecer de alguma coisa perguntem aqui nos comentários que terei o maior prazer em responder.

O Blog da Carlota no facebook é AQUI

30 de julho de 2012

O nosso fim de semana na praia do Ancão!

Já cá estamos, de regresso de mais uma escapadinha ao Algarve!
Este ano não estão previstas grandes viagens, por isso vamos aproveitando ao máximo as praias maravilhosas do sul! Desta vez fomos só os 2, como tinha dito aqui, e decidimos ir para Vale de Lobo para uns dias românticos, mas também para nos divertirmos com os amigos que já lá estavam. 
Fomos no sábado com o tempo a ameaçar chuva, mas o sol não desiludiu! Fez imenso calor e a água estava fabulosa! 
Foi ótimo, o tempo, a praia, a companhia dos amigos... Te já estou cheia de saudades! Esta fuga de 3 dias deu para tudo, até para dançar até às tantas numa festa na praia!
O difícil foi mesmo controlar as saudades da nossa gorda, que apertaaaaaaram! Mas felizmente a baby C esteve sempre bem cá por Lisboa, com a avó A.
A praia do Ancão foi onde passámos os dias. O ambiente da praia é super familiar, ideal para ir com as crianças. Se forem para esta praia não podem deixar de experimentar o restaurante o Passos (2 Passos)! O peixe é fresquíssimo e os acompanhamentos uma delícia! Ao fim de semana, se conseguirem esperar até às 15h00, prefiram esse turno para almoçar!

Mom's look


Chapéu de palha, comprado em Tavira (mas vendem-se pelas praias do Algarve)
Túnica Accessorize (2011)
Saia Zingara (comprada numa viagem)
Cesta Sax Store
Havaianas slim

Pequeno almoço no Hotel Ria Park
Praia do Ancão
Restaurante 2 Passos

Amanhã prometo um post só sobre a baby C, que completou na sexta-feira 9 meses!! 
Amanhã temos a consulta no pediatra e o post será a resposta a várias perguntas que recebo por email. Com quantos quilos nasceu, quantos centímetros, com quem se parecia à nascença... :)
Boa semana!

Para acompanhar o Blog da Carlota é AQUI

27 de julho de 2012

na Pais&Filhos


O Blog da Carlota na Pais&Filhos deste mês! Numa reportagem sobre seis dos mais visitados mummy blogs.


Na foto:
Vestido branco: Bershka (2010)

Pode acompanhar o Blog da Carlota AQUI

26 de julho de 2012

Atividades Indoor para as férias grandes - DIY

Hoje assinalou-se o Dia dos Avós. Acho importantíssima a presença dos avós e dos irmãos na vida da C. Cada um à sua maneira e em momentos diferentes brincam, mimam e preenchem o seu coração e ela adora-os. E eu adoro que assim seja!
Este fim de semana a baby C vai dormir a casa a avó A, ou seja, doses extra de mimo, brincadeiras e muitas visitas das amigas da avó. Eu e o J vamos aproveitar para fazer mais uma escapadinha ao Algarve, desta vez  a dois. Apesar de sabermos que as saudades da nossa gorda vão apertar...
Nesta altura do ano são muitos os avós que recebem felicíssimos os seus queridos netos para alguns dias de férias. E férias = atividades ao ar livre: praia, piscina, campo... Mas o que fazer nos dias em que os miúdos ficam em casa?

Aqui ficam algumas ideias que acho giras e que guardo numa pasta para um dia fazer com a C:

Galeria de arte: Crianças + folhas de papel em branco + lapis de cor = obras de arte!
No fim é só juntar os desenhos, emoldurar alguns (há molduras em conta no Ikea) e colocar numa parede. Eles vão adorar ver as suas obras de arte penduradas. E quando achar que a parede está completa é só convidar a família e os amigos para visitarem a exposição. Vai ser um sucesso!

A mesma ideia, apenas a disposição é diferente. 
Os esticadores são do Ikea, na zona dos cortinados

Ainda mais ideias para pintar! Nesta altura do ano é muito fácil reunir pauzinhos de gelado, depois de pintados podem servir para marcadores de livros. Mas gosto particularmente das pedras pintadas! Perto da casa dos meus avós, em Salvaterra, há um rio, por isso em miúda, nas férias, entretinha-me imenso a fazer este tipo de pinturas nas pedras e depois usava-as como pisa-papeis. 


Carimbos e ratinhos feitos a partir de rolhas de cortiça 


As pulseiras da amizade estão super na moda este verão! E as miúdas vão adorar fazer e usar as suas próprias criações. Veja os esquemas e divirtam-se! Se não resultar opte por comprar contas coloridas e missangas e dêem asas à criatividade!



Qual a menina que nunca sonhou ter uma casa de bonecas ou uma cozinha de brincar?

 Esta ideia é o máximo e possível de executar em casa. O ponto de partida é comprar uma estante do Ikea ou para os avós/pais mais habilidosos fazer uma estante.

Adoro esta ideia pelo conceito subjacente - a reciclagem. Uma cozinha de brincar, feita a partir da reutilização de caixas de cartão. Depois é puxar um bocadinho pela imaginação e decorar a gosto. 


O papagaio de papel é um clássico! Quem é que nunca fez ou pelo menos tentou fazer um papagaio com os pais ou os avós?



Outro clássico das brincadeiras de crianças. Mascarilhas. Os miúdos divertem-se primeiro a realizá-las e depois a usá-las nas suas brincadeiras e a viver as maiores aventuras.


Maratona de filmes Disney

Reúna os filmes, faça pipocas, apague as luzes e divirtam-se! De certeza que vão acabar todos a cantar as músicas da Disney!

Enfim, há mil e uma ideias possíveis! O importante é mesmo manter os miúdos entretidos e felizes. Porque 3 meses de férias dão para muita coisa!

Um grande beijinho a todos as avós que seguem o Blog da Carlota!

Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI

25 de julho de 2012

Cansadas! O making off

Hoje a tarde foi ocupada com uma entrevista sobre o Blog da Carlota. Começamos às 15h e terminamos agora! Nunca imaginei que uma produção envolvesse tanto trabalho. Estamos cansadas, mas foi mega divertido fazer. Agora é aguardar o resultado nas bancas. Desejosa de ver e de vos falar dos nossos outfits. Temos um tal mãe, tal filha, amoroso! :)
Um grande beijinho à Marta, à Rita e a toda a equipa. Todos uns queridos!

Baby C: fofo My mini & me
O meu look: camisa Zara; calções Stradivarius



Para acompanhar tudo sobre o Blog da Carlota, AQUI

24 de julho de 2012

...Que bom que foi! No Algarve

Baby Look:
Chapéu H&M Kids
Fato de banho DOT

O fim de semana de que vos falei aqui, já lá vai... No último dia custa horrores vir embora e ficamos sempre com pena de não poder ficar mais tempo. Mas foram dias fantásticos, de muito sol e calor, cheios de mergulhos, conversas, sestas, almoços e jantares prolongados. Já tinha saudades de dias assim, sem grandes obrigações, em que podemos simplesmente aproveitar o dolce fare niente...
E que bom que conseguimos ir todos juntos, nós os 3 e os irmãos da C, o M. e a D. A C adora estar com os irmãos, fica felicíssima a brincar com eles! E depois já percebeu que é a estrela da companhia. O nosso fim-de-semana começou logo na sexta-feira com os pés na areia da Prainha. Depois fomos alternando entre a praia e a piscina e a praia do Restinga. Que também adoro! É uma daquelas praias Must Visit! Para nós é ponto obrigatório quando estamos em Portimão. Toda a envolvente da praia é lindíssima e o Restinga, o restaurante que dá apoio à praia é ótimo! Fica no topo das dunas e por isso tem uma vista fantástica sobre a praia de Alvor. Ótimo para petiscar e relaxar um bocadinho depois da praia. 
E já agora outro programa que recomendo, para as famílias que estão ou vão para o Algarve, e que como nós são fãs de sushi, experimentem o japonês Yakuza by Olivier. Fica no Pine Cliffs Resort - Sheraton Algarve Hotel e nós gostámos imenso! A decoração é gira, tem uma zona ao ar livre e está aberto até tarde.

Aqui ficam alguns snapshots dos nossos dias no Algarve.

Na piscina da Prainha, com vista sobre o mar
Fato de banho DOT
Chapéu H&M Kids e Vestido/fato de banho + biquini al agua patos
Praia do Alvor - Restinga
Não é preciso sair de Portugal para ter praias e paisagens maravilhosas! :)

Mais detalhes sobre o nosso jantar no Yakuza by Olivier podem ver aqui
O Blog da Carlota está no facebook AQUI

23 de julho de 2012

Mães e bebés lindos! - Baby Face

Quando há uns posts atrás lancei o passatempo Baby Face com oferta de uma mini-sessão fotográfica à foto mais querida de mãe e filha/o não fazia de todo ideia que ia receber TANTAS fotografias e TÃO giras! Foram dezenas de fotos de mães e filhos l-i-n-d-o-s e com imensa pinta! Que orgulho nas mães que seguem o blog! De tal forma que tivemos imensa dificuldade em escolher apenas UMA fotografia.
Assim, decidimos oferecer para além da mini sessão fotográfica à vencedora, uma espécie de Menção Honrosa a mais 3 participantes, que poderão usufruir de 50% de desconto numa sessão fotográfica Baby Face! Espero que gostem da surpresa!
Quanto ao critério achámos que a qualidade técnica da fotografia não podia ser critério de selecção, porque tinhamos fotos claramente feitas em estúdio, que não poderiam ter mais valor do que outras mais amadoras...

E a vencedora do passatempo Baby Face é a.... Filipa Horta e Costa!
Parabéns Filipa, achámos que a sua foto transmite um sentimento muito forte... Uma mãe apaixonada pelo seu bebé. Temos a certeza que as fotos vão ficar maravilhosas!



Menções Honrosas:

Catarina Sousa e Melo: Uma foto em contra-luz pouco habitual que resultou muito bem!


Madalena Abecasis: Um amor o ar ternurento de Mãe e filha!


Inês Sacadura: Um ar super divertido da Mãe e da filha!


Muitos parabéns! E obrigada a todas que participaram!!

O Blog da Carlota no facebook é aqui

22 de julho de 2012

A caminho da praia... Mom's Look

Nós continuamos por aqui a aproveitar muito! O tempo tem estado ótimo, com imenso sol durante o dia e noites fantásticas! Mas o nosso fim de semana só acaba amanhã! 
E como para muitas mães as férias estão agora a começar ou chegarão muito em breve, aqui fica um kit prático, mas giro, para usar nas idas à praia.
Desde que sou mãe, uma das coisas que aprendi foi a ser mais prática. Por isso a minha dica de hoje é este saco, tamanho XL, pelo qual estou totalmente in love! Primeiro serviu de saco de viagem para trazer as coisas da C, aqui, e agora uso-o como saco de praia para transportar todas as minhas tralhas (toalha, cremes, revistas, livros, etc) e as da C (brinquedos, fraldas, fatos de banho, protetor solar, etc). Um 2 em 1. É girísssimo, impermeavel e cabe tudo! Acho que por agora aposentei a minha cesta, aqui.
Digam lá se o saco não faz um kit giro? 





Chapéu Zara Home (2012)
T-Shirt Zara (2012)
Calções Bershka (antigo)
Havaianas slim douradas 
Saco Tapa Fraldas

20 de julho de 2012

1º Lugar para o Blog da Carlota!!

Estou tão contente! O Blog da Carlota ficou em 1º lugar na atribuição do Prémio MÃE BLOGGER, promovido pela Saúde CUF!  
Foi uma surpresa! Mas daquelas que adoramos receber! Obrigada ao juri por esta eleição! 
Mas quero agradecer sobretudo, a todos os que seguem este blog, diária ou ocasionalmente, e que votaram para que o Blog da Carlota fosse um dos 10 finalistas de entre os 150 blogs a concurso. Juro que já estava feliz só por isso! 
Muitos parabéns também à Rita do Socorro! Sou mãe e à Catarina do Ties, pessoas super queridas cujos blogs sigo diariamente!
Um grande beijinho a todos, sem excepção!



Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é aqui

19 de julho de 2012

Baby on Vacation - Check List para fazer a mala

Este fim de semana vai ser passado a Sul, em família e com amigos. Descanso, muita praia, petiscos e conversas animadas. Os próximos dias têm tudo para ser fantásticos! Mas prometo que não vos deixo sem notícias por muito tempo e espero ter imensas coisas giras para mostrar.
Com o verão chegam as tão desejadas férias. E com as férias a necessidade de fazer malas... Mas quanto a fazer malas, adoro. E é mesmo das coisas em que sou mais organizada.
Mas porque sei que para algumas mães é super stressante fazer a mala do bebé para as férias, devido ao medo de se esquecerem de alguma coisa importante, lembrei-me de partilhar a minha Check List, que criei para fazer a mala da C na nossa primeira viagem, por altura da Páscoa, aqui. 
Agora bastou adaptá-la ao verão, à praia e ao número de dias da nossa escapadinha ao Algarve. Se bem que com crianças já se sabe, 4 dias, 2 semanas ou 1 mês, a tralha é praticamente a mesma! Fraldas, brinquedos, cremes, medicamentos, roupa, enfim... levamos a casa atrás.
Vejam abaixo a minha lista de indispensáveis. Eu sou apologista de que é melhor levar a mais do que a menos... Se quiserem imprimam e depois é só ir fazendo check!
Não se esqueçam de adaptar as quantidades aos dias de férias!  

Saco XXL
Fofo Sal & Pimenta
Na mala de roupa:
  • 4 bodies de golas de manga curta
  • 4 fofos e/ou tapa -fraldas 
  • 3 vestidos leves
  • 4 bodies interiors sem manga
  • 2 t-shirts para a praia
  • 4 pijamas/camisas de noite confortávies e frescos
  • 4 pares de meias
  • 4 babetes 
  • 1 casaco de malha (branco ou azul escuro)
  • 1 par de sapatos/sandálias
  • 2 toucas ou chapéus de sol
  • 4 fatos de banho
  • 1 toalha de praia
  • 1 toalha de banho com capuz
  • 4 fraldas de pano
Pijama Maria do Laço, camisa de noite Coobie, pijama Zara Home Kids, pijama H&M Kids
 Atrás: fofo Sal & pimenta, macaco UCBenetton, Vestido com cueca H&M Kids
À frente: fofo Coobie, fofo Maria Gorda, fofo Maria Gorda
Tanguinha Al agua patos 
No necessaire:
  • Protetor solar
  • Medicamentos para cólicas, soro fisiológico, benuron e termómetro
  • Stick + dispositivo portátil anti-melgas e mosquitos da Chicco
  • Escova e pente de cabelo
  • Shampoo
  • Sabonete liquido/óleo de banho
  • Creme hidratante
  • Pomada assaduras
  • Cotonetes
  • Discos de Algodão
  • 1ª Água, da Uriage
  • Toalhitas humedecidas
  • Pó de talco, para ajudar a tirar a areia da praia agarrada ao corpo, sem magoar.
Outros:
  • Carrinho bengala
  • Mala das fraldas + Trocador de fraldas
  • Fraldas descartáveis
  • Toalha de banho com capuz
  • Fraldas de ir à água
  • Brinquedos (o brinquedo favorito, livros com imagens, baldes e forminhas para a praia)
  • Tapete para ela brincar no chão
  • 1 mantinha de verão 
  • Cadeirinha das refeições
  • banheira de plástico desmontável ou insufláveis
  • 1 piscina insuflável para a C brincar que pode servir de banheira
  • 1 aquecedor de biberons para ficar no quarto
  • 1 biberon de água
  • 2 biberons para o leite
  • 1 doseador leite em pó
  • 1 termo
  • 2 colheres
  • Sling para as viagens a pé da casa para a praia. 
  • Porta-Documentos com o boletim de sáude e número de telefone do pediatra
  • várias chuchas e respectivas fitas
Para onde vamos haverá um berço e roupa de cama para bebé. Mas caso contrário, não se esqueça de acrescentar à lista:
  • Cama de viagem
  • Roupa de cama
Boneca, no El Corte Inglés
Mala de maternidade que agora é a mala de viagem da C 
Saco xxl que depois uso como saco de praia e brinquedos

 Não esquecer a máquina fotográfica, cartões de memória e carregador!

Se se lembrarem de mais alguma coisa avisem, que ainda vou a tempo de incluir na bagagem. Só saimos amanhã de manhã! :)
Boas férias ou Bom fim de semana!

Ainda sobre viajar com crianças, veja aqui
Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é aqui

18 de julho de 2012

Must have: Óculos de sol para criança Uhu!

Fraldas? Check. Brinquedos? Check. 15 mudas de roupa? Check. Chapéu? Check. Óculos de sol? Ah...
Uma pergunta recorrente (e pertinente) desde que o verão e a praia começaram é se a C usa óculos de sol e qual o modelo. A resposta é não... Mas o pediatra recomenda!
Estudos mostram que os olhos das crianças estão sujeitos a riscos semelhantes aos da pele, quando expostos à radiação ultravioleta, principalmente entre as 10h e as 15h. As crianças são super suscetíveis, ou seja, quanto mais cedo os olhos forem expostos às radiações, maiores as probabilidades de depois terem problemas. 
Até já experimentei aqueles óculos de sol para bebé com a faixa de neoprene, mas a C acha aquilo estranhíssimo no rosto e arranca-os ao fim do primeiro minuto! E para ser sincera não adoro ver os bebés de óculos escuros... Por isso, por enquanto, vou optando por outro tipo de protecção:
- Evito expor a C nos dias de maior radiação solar e nas horas em que a intensidade de luz é mais elevada.
- Uso um chapéu de abas para diminuir a quantidade de luz directa que atinge os olhos.

Mas, entretanto, descobri que a Ray Ban tem uma linha junior, veja aqui. Os modelos são coloridos e modernos, protegem os olhos do sol e por serem feitos especialmente para as crianças, são super confortáveis. Finalmente achei o máximo óculos de sol para criança! Ainda por cima dá para seguir a tendência matchy-matchy e usar um modelo igual para mãe e filha(o) e ficar as duas com imensa pinta! Desejosa de experimentar!

Para a C ainda vou ter de esperar, mas para quem tem pedido sugestões aqui ficam os meus modelos preferidos:

4 the girls & 4 the boys
Ray Ban wayfarer várias cores
Ray Ban wayfarer

Adoro os Ray Ban aviator, aliás são os óculos de sol que mais uso. Gosto de ver tanto para homem como para mulher. São um clássico e acho que ficam bem em qualquer formato de rosto e as astes douradas com lentes douradas ou prateadas dão uma pinta incrível a qualquer look. Nos miúdos também ficam o máximo. Super cool!

Ray Ban Aviator

2 dicas relacionadas com a escolha de lentes:
- As lentes devem ter boa qualidade óptica para evitar a distorção das imagens. Não caia na tentação de comprar óculos de sol em vendedores ambulantes ou lojas não especializadas!
- Deve dar-se preferência à cor cinzenta ou ao castanho.

Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI

17 de julho de 2012

Bom dia Mãe!

Acho que principalmente depois de sermos mães, o tempo passa a ser quase o nosso bem mais precioso. Não é? 
Ultimamente mais compromissos profissionais têm surgido e de repente o dia passou a correr e quase não estive com a C. O que para mim não faz sentido, uma vez que desisti de um "full time job" porque queria dedicar-me aos primeiros anos da minha filha. Mas, ao contrário do que se pensa - eu também pensava - trabalhar em casa, sem horários definidos, não é fácil e acaba por ser super exigente. Sem dúvida que é necessária uma enorme capacidade de organização para definir prioridades. Por isso, nestes últimos dias não houve novidades no blog. Estes dias foram todos da baby C. A minha prioridade. 
Agora estamos de volta com as baterias recarregadas!
Entretanto as rotinas de sono da baby C também se alteraram um bocadinho desde a última vez que vos falei delas.
Nas últimas noites tem acordado às 6h da manhã com fome (antes acordava quase às 8h00). Então arranjámos uma nova rotina para lidar com os novos horários da C. Uma espécie de escala. Eu, como não me importo de me deitar tarde, fiquei responsável pelo último biberon da noite. E o pai passou a acordar um bocadinho mais cedo para lhe dar o biberon das 6h. A seguir deita-a na cama comigo e ela assim que sente a minha companhia adormece. O pai aproveita para ir para o escritório mais cedo e eu agora durmo as manhãs com a minha gorda. Ok... eu sei, eu é que fiquei a ganhar! :)
Que delícia acordar todos os dias ao lado da minha querida! 

Baby night look:
Camisa de noite, Claras em Castelo Babywear







Já vos tinha falado desta camisa de noite aqui.
Fica a coisa mais querida. Um amor! Adorei a combinação do tecido às bolinhas com a renda. As aplicações em crochet estão outra vez in e fazem-me lembrar a avó L, que também fazia este tipo de aplicações em crochet para as minhas roupas e acessórios de bebé.

O Blog da carlota no Facebook está aqui