31 de janeiro de 2013

2ª edição Mercadito da Carlota - Páscoa


O tempo voa... e a primavera e a Páscoa estão já aí em cima! 
Para mim Páscoa é tempo de família, e também, confesso, das primeiras compras do ano.
O sol começa a aquecer os dias, a roupa dos miúdos entretanto deixou toda de servir e claro, chegam as novas coleções, com cores e tecidos maravilhosos, que são uma tentação!
E depois, na Páscoa queremos sempre que os nossos filhos estejam lindos e arranjados no almoço de domingo, queremos oferecer um presente amoroso aos nossos afilhados ou precisamos que tenham roupa mais fresca para uns dias de férias num destino quente ou no nosso habitual Algarve.

Agora pensem num dia em que podemos ver ao vivo as novas coleções Primavera/Verão das marcas de roupa e acessórios de bebé e criança mais giras, todas reunidas num só espaço?

Pois é, o Mercadito da Carlota está de volta, com a 2ª edição e muitas surpresas!

No Mercadito da Carlota compra-se nacional e motivos de orgulho não nos faltam!

Mas os tempos também são de inter-ajuda e de partilha e como sabem o Mercadito é uma venda de cariz solidário. Por isso, a entrada é livre, mas convidamos quem nos visitar a levar bens essenciais (leite, leite em pó, arroz, fraldas, papel higiénico, guardanapos, etc)que, nesta 2ª edição, reverterão para a Associação Novo Futuro.


Trata-se de uma Associação para acolhimento e apoio a Crianças e jovens privados de ambiente familiar, fundada em Portugal em 1996 e reconhecida como IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) 

*Em breve disponibilizo a lista completa dos bens necessários.

Para acompanhar tudo sobre o Blog da Carlota no facebook é AQUI

28 de janeiro de 2013

15 meses e o que disse o Pediatra

15 meses já passaram e ontem foi dia de pediatra, para a consulta de rotina.
A gorda é uma bebé saudável e elegantérrima, pesa 10.900kg e mede 80,5cm. Um bocadinho abaixo do percentil 90 na altura e percentil 75 no peso. 
Não sei se estará relacionado com as últimas visitas ao hospital por causa do corte no dedo - levar pontos, mudar pensos e tirar pontos - mas desta vez a baby C que sempre se portou lindamente nas consultas, estava muito desconfiada e chorosa. Mas, segundo o Dr. Mário Cordeiro é normal e até aos 3 anos é comum que assim seja. 
A reter da consulta dos 15 meses: PROTEGER (nesta fase eles já andam, correm e mexem em tudo, por isso é importante prevenir os acidentes domésticos) e EDUCAR!
Agora começamos a ter de aprender a lidar com as chamadas "birras", que no fundo são a forma como os bebés demonstram as suas frustações, mas que convém começar já a controlar. 
Para mim é fundamental ouvir as orientações e algumas dicas sobre como lidar com o assunto. Eu sou daquelas mães que acredita que o "instinto de mãe" nos ajuda muito, mas não dispenso estar informada e ter conhecimento de como fazer melhor. E nesse aspeto o Dr. Mário Cordeiro é top, porque para além do ponto de vista médico, explica-nos sempre o porquê das coisas e como dar a volta, com tranquilidade.
Manter: Higiene nasal e dentária (sobretudo antes do período da noite). 
Atenção! As crianças devem usar uma pasta de dentes com a quantidade de fluor recomendada e não a pasta dos adultos, cuja quantidade de fluor é desadequada para crianças - risco de fluorose. A C usa o kit da Chicco.
Vacinas: Prevenar 13 e Varilrix.
Observações: Cada criança tem seu ritmo! A C ainda só diz mãe, oláaa, ai e tá (esta é a preferida, porque adora "falar" ao telefone!) Mas fiquei mais descansada porque o pediatra disse que o mais importante é percebermos se ela entende tudo, e no caso ela entende mesmo tuuuuuuudo! Por isso é esperar que comece e depois nunca mais se cale!! :)

E com os vossos babies como foi?

Na sala de espera


A consulta

E já está! Agora só daqui a 4 meses.

Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI

26 de janeiro de 2013

...prémios fantásticos!

A feliz vencedora do kit baby 2013 -  Borboleta Loja Évora + Chica Melancia - composto por cueiro, body de golas, babete, fita de chucha e saquinho de cheiro é a Carla Luís!!

"No mês M de Melancia
Nasce uma princesa secreta...
O seu nome é Carminho
E já mexe como uma borboleta!"

Parabéns e muitas felicidades!




E parabéns às 3 felizes vencedoras dos kits LEGO Friends - Os Estábulos de Heartlake: Maria Ventura, Rita Santos Silva e Carla Dias!!!


Maria Ventura
"Com Legos podemos brincar,
Várias pessoas e construções
Em qualquer tempo ou lugar,
misturar sonhos e gerações,
potenciar a imaginação e multiplicar a diversão,
cá em casa é sempre o brinquedo de eleição!"

Rita Santos Silva
"Com o estábulo da lego vamos sonhar
Que cá em casa cavalos podem morar!
São nossos amigos todos os animais,
Mas cavalos são aqueles de que gostamos mais.
Por isso, ao Blog da C queremos agradecer
As aventuras que vamos viver!"

Carla Dias
"Peça a peça, brick a brick vamos criar,
E num novo mundo de fantasia brincar
Muitas criações iremos fazer
Com a certeza de nos divertimos a valer!

O hobby do pai é com legos brincar
E a pequena A. irá incentivar
Dizem ao pai: tens que amadurecer
Diz o pai: não quero crescer!"


Enviem pf as vossas moradas para velezfernanda@gmail.com

Boa noite! :)


Pijama Cotton Juice, no El Corte Inglés
Pantufas, Zara Home Kids

Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI

24 de janeiro de 2013

Knot - Primavera/Verão 2013 - As minhas escolhas

Cá fora ou na barriga, os nossos babies cresceram nos últimos meses e todo um novo armário com tecidos leves, cores frescas e alegres começa a pedir para ser organizado.
Quem é que não tem já saudades do Verão? Eu confesso que já me apetece muuuuito - pernas gordas à mostra, vestidos e jardineiras que são um amor, calções e t-shirts giras e mil fatos de banho!
Fui espreitar a nova coleção da knot, que está tão gira, mesmo a chegar às lojas, e já fiz as minhas escolhas!
Adorei os vestidos. Frescos, em materiais e cores suaves, com um toque clássico renovado, como eu gosto. Amorosos.
No verão adoro vestidos e túnicas brancas para a C e para mim! Padrões florais também não passo sem. E este fato de banho? :)

Algumas das minhas peças preferidas da nova coleção










Super cool e originais estes sapatos com florzinhas verdes!


As t-shirts Knot têm impressa a mensagem escolhida para esta coleção - HAPPINESS - inspirada nos momentos de felicidade e nas brincadeiras em família.


A coleção tem imensos padrões alegres giríssimos! E como sempre, peças muito queridas para bebé.


Pode ver aqui o catálogo completo, by Alfaiate Lisboeta.


Para acompanhar tudo sobre o Blog da Carlota no facebook é AQUI

23 de janeiro de 2013

Mães com pinta # 6 - Mafalda Pinto Leite

Mafalda Pinto Leite 
36 anos, 3 filhos, 3 livros de culinária editados, bonita e super simpática!
Uma mãe como tantas nós, que concilia a maternidade com um projeto profissional. A Mafalda partilha regularmente no facebook, e em breve no seu site, receitas e dicas com o objetivo de incentivar as pessoas a comer melhor, a descobrir novos ingredientes e a compreender os fatores nutricionais dos alimentos. Sou fã! Das receitas práticas num estilo despreocupado e ao mesmo tempo requintado, das louças, dos talheres, das cores. As fotos que acompanham as receitas são maravilhosas e os livros uma fonte de inspiração!
Nesta entrevista especial para o Blog da Carlota ela conta-nos um pouco sobre como foram as suas 3 gravidezes, o que mais gosta de fazer com os filhos e ainda nos dá dicas ótimas sobre alimentação na gravidez. E claro, também nos diz quais as suas preferências no que toca a roupa de bebé!
É de ler de uma ponta à outra, sem perder nadinha!


Nome dos filhos e idades:
Marina - 10 anos
Vasco - 5 anos
Diogo - 7 meses

Como foi a escolha dos nomes?
Gosto de nomes pequenos. Não há assim nenhuma escolha emocional, pois não são nomes que tenha na família..a não ser Vasco que é o nome de um tio de quem gosto muito.

Partos naturais ou cesarianas?
Infelizmente tive sempre cesarianas... O primeiro parto queria que fosse o mais natural possível, em casa, com parteira. Mas as minhas águas rebentaram num domingo à hora de almoço, estive em casa até terça-feira à espera que nascesse e acabei por ter de ir para o Hospital. A minha filha só nasceu na quarta-feira. A partir daí teve sempre de ser cesariana.

O que muda na tua alimentação quando estás grávida?
Tento comer o mais saudável possível. Alimentar-me de maneira a ter a certeza que o bebé está a ter acesso a tudo o que precisa para crescer saudável logo dentro da barriga. Faço muita pesquisa sobre os alimentos que mais "retorno" vão dar... Como a aveia que está carregada de fibra, vitamina B e nutrientes. Ou o abacate que é uma fonte riquíssima em ácido fólico (que ajuda a formar o cérebro do bebé e sistema nervoso) potássio, Vitamina C e B6 (que é preciso para a pele do bebé e para o desenvolvimento do cérebro, mas também ajuda nos enjoos matinais)

E desejos de doces ou comidas diferentes, tiveste?
Tinha desejo de comer manga bem madura... talvez porque fosse doce e saudável ao mesmo tempo (Vit. A e B, potássio, entre outros nutrientes). Fazia muitos batidos com leite de soja...uma delícia!

Qual o produto que utilizaste nas gravidezes que recomendas com toda a certeza?
Óleo de amêndoas doces!! Eu fiz barrigas muito grandes das três gravidezes (e engordei muito também). Tive o cuidado de hidratar bem o corpo, especialmente a barriga com o óleo e nunca tive uma estria. Adquiri aquele óleo comum que se compra nas farmácias e que depois também pode ser usado no bebé.

O que achaste mais complicado no pós-parto?
A dor da cesariana. O ter de perceber que fizemos uma cirurgia com bastantes pontos. O meu problema é que recuso sempre os analgésicos, pois acredito que afecta o leite, que por sua vez vai afectar o bebé. Por esse motivo os 3 primeiros dias acabo por ter bastantes dores, que são apagadas por ter um bebe lindo ao colo.

Como defines o teu estilo pessoal? 
Eu gosto de me sentir bonita e confortável. Há uns anos reparei que usava sempre roupa da mesma marca, a Vintage Bazaar. Quando conheci a Patricia Pereira, dona e força por detrás da marca, sabia que tinha de me associar a ela. Desde 2010 que temos uma parceria e grande amizade. A Vintage é uma marca que me faz sentir especial, pois há poucas peças iguais. É bohemia e divertida... há sempre escolha, pode ser um macacão para levar para a praia ou uma camisa para um programa de televisão. Além de roupa a Vintage Bazaar tem acessórios lindíssimos e únicos e peças de decoração maravilhosas.

O estilo que gostas para a roupa dos teus filhos é uma extensão do teu, ou para os miúdos gostas de um estilo completamente diferente?
A minha filha tem uma personalidade bem forte e desde cedo que tem o seu estilo próprio. Acontece que é bem diferente do meu. Deixei há muito de "impingir" o meu gosto. Sei do que ela gosta e tento que se vista sempre como quer.
Os rapazes usam roupa confortável. O Vasco para poder correr e saltar e o bebé para se mexer à vontade e sujar.


Há alguma marca de roupa infantil que adores?
Adoro a DOT! Tem roupa linda, confortável e de óptima qualidade.

Alguma dica para quem está a preparar o enxoval do bebé?
Nunca comprar babygrows com pés... É desconfortável para os bebés, nunca encaixam direito. Os recém-nascidos como passam a maioria do tempo deitados devem estar confortáveis, com roupa larga, de algodão. Atenção aos capuchos nos casacos e camisolas, são muito lindos mas não são apropriados a quem está deitado.
Tudo o que passe pela cabeça, desde camisolas a bodies deve sempre ter aberturas adequadas ou molas. Os bebés detestam coisas apertadas a passar pela cabeça!
Tenho de vos contar sobre o "balde"! A minha mãe ofereceu-me nesta última gravidez um balde próprio para dar banho ao bebé. Quando olhei para aquilo, a minha primeira reacção foi pensar que estava doida! Fiz uma pesquisa na internet e vi que tinha muito bom feedback. Usei e até hoje uso! É maravilhoso, especialmente para quem teve uma cesariana porque é muito leve. Os bebés sentem-se seguros e quentinhos lá dentro. Aconselho vivamente!!
E mães que estão a pensar dar de mamar, levem camisas de noite abertas à frente e bebam muita água.
Quem fizer cesariana leve barras de fibra e fruta para comer no hospital, ajuda imenso.

Como concilias a tua vida profissional com as rotinas do dia a dia de ser mãe de 3? Ainda consegues ter tempo para ti?
Sinceramente nem por isso, mas mais agora porque tenho um bebé em casa. Sinto-me muito sortuda por poder trabalhar a partir de casa. A minha filha ajuda-me imenso.

Qual o programa que mais gostam de fazer juntos?
Sou muito caseira, gosto muito de passar os fins de semana em casa com os miúdos. E claro eles adoram cozinhar comigo, experimentar novos sabores e receitas.


Diz-me 3 valores que consideres fundamental passar aos teus filhos:
Ser amigo
Ser verdadeiro 
Partilhar

És leitora do Blog da Carlota?
Sou. Descobri o blog quando estava a fazer pesquisas antes do Diogo nascer. Gostei imenso, especialmente porque me ajudou a tomar algumas decisões na compra de coisas para levar para o hospital e para o bebé. É sempre uma ajuda saber aonde se podem comprar certos produtos!

Obrigada Mafalda!


Para acompanhar tudo sobre o Blog da Carlota no facebook é AQUI

22 de janeiro de 2013

Ideias para o Carnaval!

Quando era miúda adorava o Carnaval, todos os anos pedia para me mascarar. Lembro-me do perfeito entusiasmo em que ia com a minha mãe à loja escolher um fato a rigor. Embora as minhas escolhas nunca variassem muito de princesa, fada e dama antiga... ah, e de sevilhana também. Eram dias em que dava largas à fantasia e imaginação. 
Com a idade fui perdendo o entusiasmo pela data mas, tal como em muitas outras coisas, a maternidade fez renascer em mim o interesse pelos kits de Carnaval.
Para os mais pequenos acho do mais amoroso os kits de animais - as ovelhinhas, os coelhinhos… ficam de se comer! - muito pelo ar querido que ficam com orelhas. E também porque são os mais quentes e confortáveis.
Para os mais crescidos já há que ter em conta os seus desejos! 
Pinturas faciais são outra opção, menos elaborada, mas igualmente engraçada para o Carnaval e os miúdos normalmente adoram.

Para responder aos pedidos de lojas com fatos de Carnaval, aqui fica uma lista dos sítios que conheço:
Hipermercados Jumbo e Continente

Para quem gosta de máscaras originais e prefere fazer em casa, deixo-vos algumas imagens de máscaras DIY que achei o máximo! :)





Todas as imagens daqui

Não resisto a este kit tão querido e tão fácil de preparar :)



Mais ideias aqui

Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI

21 de janeiro de 2013

Travessuras e um susto!

Obrigada a todas pelas mensagens de preocupação e desejos de melhoras da C!
Felizmente não foi nada grave, ela está ótima, apesar do dia ontem ter terminado com 3 pontos num dedo.
A C adora tudo o que são buracos, tem sempre de enfiar o dedinho... Para além de adorar fios de candeeiros, tomadas, gavetas, maquinas de lavar louça, roupa e outras travessuras mais. Um estilo "perigo é a minha profissão!". 
A última fixação foi o ralo do chuveiro! Ontem enfiou o dedo, mas ao tirar raspou o "nó do dedo" no metal do interior e o resto já imaginam... 
Ainda em casa, desinfetei imediatamente a ferida com betadine, fizemos-lhe um penso, aliás vários, porque ela tirava todos sucessivamente (!) e fomos para o hospital. Como a ferida foi sobre a articulação não iria cicatrizar, por isso foi preciso levar pontos. 
A C é muito resistente e só chorou mesmo no momento em que se magoou e quando levou as várias picadas para anestesiar o dedo. De resto, nos intervalos.... sempre sorridente!
Mas nessas alturas só pensava que preferia ser eu a estar ali! É de partir o coração ver o nosso filho chorar e não podermos fazer nada... 
Conclusão: Apesar de toda a atenção e de todas as precauções com os nossos filhos, infelizmente não conseguimos sempre controlar tudo... Ontem aprendi uma lição: ser Mãe também é saber isso, mas estar preparada para ultrapassar os percalços que possam aparecer e acreditar que tudo vai correr bem.
E atenção aos ralos, parecem inofensivos, mas pelos vistos não são!

Ontem

Hoje de manhã 

Boa semana!

19 de janeiro de 2013

Pequeno almoço de Domingo

Adoro o ritual do pequeno-almoço e ao fim de semana tento sempre que seja um momento especial. Gosto dos pequenos almoços prolongados, em família, sem pressas, um "quase" brunch, com tempo para conversar e ler o jornal ou qualquer coisa que tenha as notícias, enquanto a C está entretida com os bonecos do Baby First.
Não sou grande fã de cozinha, mas quando tenho tempo o que me dá mais prazer é fazer doces. E não há melhor maneira de começar o fim de semana do que com... panquecas! Ainda mais num dia cinzento e chuvoso como o de hoje, sabem tão bem! 
Eu e o J adoramos e a C também!

Receita PANQUECAS: 
2 chávenas de farinha sem fermento
2 colheres de cha de fermento em pó
1/3 chávena de açúcar fino
2 ovos à temperatura ambiente
1 ½ chávena de leite à temperatura ambiente
70 g de manteiga sem sal derretida

Numa tigela média, misture a farinha, o fermento e o açúcar. Noutra tigela, bata com uma batedora de varas os ovos, o leite e a manteiga derretida (1 colher de chá de essencia de baunilha se desejar). Deite esta mistura para dentro da tigela com a farinha. Incorpore delicadamente.

Leve uma figideira grande ao lume médio, unte com manteiga. Faça as panquecas em várias vezes, 1/4 chávena da massa para cada panqueca. Deixe cozinhar cerca de 2 minutos de cada lado ou até começarem a ficar douradas.
A receita é da Mafalda Pinto Leite. É muito fácil de fazer e as panquecas ficam ótimas!




Para acompanhar as panquecas comprei frutos vermelhos: morangos, amoras, framboesas e mirtilhos e juntámos com compota de frutos silvestres, geleia de morango e mel – delicioso!


Loiças:
Serviço Sagres - Vista Alegre
Copos Bicos - Vista Alegre
Prato rosa - Bordallo Pinheiro
Prato branco com pé - Bordallo Pinheiro
Bule - Anna Westerlund Cerâmica

Instagram tag @feferreiravelez

Depois digam-me como sairam as vossas!

Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI

17 de janeiro de 2013

It's a Boy or a Girl? - Kit Baby 2013

Com o novo ano chegam também muitos bebés! Da minha parte, aguardo ansiosamente a chegada de 3 bebés muito especiais, duas Ms e um R! 
Por isso, este passatempo é para as mom's to be que acompanham o blog e que estão a começar a preparar todo um enxoval primavera-verão para os seus príncipes e princesas.
A pensar nos bebés mais queridos que aí vêm juntei duas marcas do mais delicioso que há - a Borboleta Loja Évora e a Chica Melancia - para compor um kit A-MO-RO-SO, composto por cueiro, body de golas, babete, fita de chucha e saquinho de cheiro, para rapariga ou rapaz! 
Todas as peças são novidade absoluta das novas coleções, que vão poder ver aqui em primeira mão!
Vejam se não é tudo lindo de viver!

Cueiros + body de golas 

Para quem tem perguntado, os cueiros (como nós os entendemos - "vestidos" compridos unisexo) já só se usam em Portugal e Espanha e para mim não há nada mais prático para mudar fraldas e ao mesmo tempo mais bonito para vestir aos bebés nos primeiros meses de vida. Vestem-se tanto em rapaz como em rapariga e usam-se mais ou menos até aos 3 meses. Estes são um apetite! 

1 Babete Chic
1 Fita Chucha Toile de Jouy com Bordado
1 Saquinho de Cheiro (Água de Colónia)

Adooooro TUDO!

Para ganharem o kit completo só têm de:
- Fazer like no Blog da Carlota aqui, na loja Borboleta aqui e na Chica Melancia aqui
- Escrever uma frase nos comentários ou na pág. de facebook do blog, com as palavras, Borboleta, Melancia e o Nome do vosso bebé!

Ganha a frase mais querida e original!
Este passatempo termina dia 22 de Janeiro.
Para acompanhar tudo sobre o Blog da Carlota no facebook é AQUI

16 de janeiro de 2013

Baby C Look para a praia no Inverno

No verão a praia é a rainha dos nossos programas e já andávamos cheios de saudades de lá voltar, também porque queriamos muito ver a reação da baby C, agora um bocadinho mais crescida. 
No Sábado aproveitamos uma aberta de sol e fomos almoçar à praia, com o objectivo de levarmos a C a brincar na areia e a ver o mar de perto.
Novamente, adorou! E a ver pelo entusiasmo e concentração com que se entreteve com os baldes, as pás e as formas, até parece que este ano vamos voltar aos dias de praia tranquilos... será? :)






Depois da praia ainda fizemos uma visita ao Ikea, para comprar materiais de pintura para as atividades da tarde!



Baby C look:
Casaco - baby Gap
Camisa de golas - Maria Gorda
Jardineiras - Osh Kosh B'gosh

As jardineiras Osh Kosh são um clássico, de ótima qualidade e muito confortáveis. Duram e duram e ficam impecáveis para passar ao próximo. A reciclagem faz cada vez mais sentido nos tempos que correm! E como são forradas, são quentinhas para o inverno. Sem dúvida, uma peça must-have no armário dos miúdos.
O casaco com orelhas da GAP também quentinho e super confortável, como pedia a ocasião, acho a coisa mais querida, um amoooor! Adoro o pormenor das orelhas.
Para quem tem perguntado, não se vende GAP em portugal. Mas já é possível encomendar para Portugal através do site ou então pedir aos amigos em viagem...
A constatação do dia foi ver como a C voltou a dar um salto enorme de crescimento. É engraçado ver na roupa o quanto eles crescem, mesmo debaixo dos nossos olhos!!

Mas, em breve, todo um novo armário primavera-verão começa a pedir para ser construído tendo em conta as novas medidas da gordinha!

Tenho uma surpresa reservada para amanhã! Fiquem atentas :)

Para acompanhar tudo sobre o Blog da Carlota é AQUI