28 de agosto de 2013

Um regresso às aulas em grande estilo - Os essenciais

Chegou o momento em que temos mesmo de passar à acção e deixar tudo preparado para a entrada ou regresso às aulas dos miúdos.
Para os mais crescidos participar na escolha dos acessórios escolares também pode ser uma forma de os entusiasmar e suavizar alguma ansiedade da transição dos dias de férias para a nova rotina do ano lectivo.
Mas vai correr tudo bem e em grande estilo! 
Depois da mochila que não pode ser uma qualquer, tem de ser a mais gira, aqui e aqui, há ainda uma serie de outras coisas que é preciso ter. E claro, para os nossos filhos queremos o melhor, o mais arranjado e querido possível. O difícil é mesmo escolher, porque cada vez mais as marcas nos apresentam uma imensa variedade!
Aqui ficam algumas ideias:

Sacos de pano/mochila - A condizer com as mochilas daqui. Com várias funcionalidades: para guardar a muda de roupa no colégio, para a ginástica, o ballet, natação, para os brinquedos, para o lanche e até para levar para a maternidade com a primeira roupa do bebé. Fica a dica para as mom's to be.


Lancheiras e caixas para guardar sandwichs, bolachas e fruta



Lápis de carvão e cor personalizados com o nome ou numa caixa muito querida, etiquetas para os livros  e aventais plastificados



Carneiras (são unisexo), sapatos feijão e etiquetas bordadas e termo-adesivas



Óculos: Gosto de modelos algo irreverentes em óculos graduados para miúdos. Os de massa são a grande tendência com a vantagem que existem em várias cores e modelos...

U.C. Benetton e Very French Gangsters

Adesivos com pinta - Para os joelhos esmurrados e outros imprevistos

Revista Pais&filhos - com um Especial Escola. Este mês é leitura obrigatória!
Muitas páginas cheias de sugestões e dicas para enfrentarmos esta fase importante.
Como lidar com a ansiedade do 1º dia de escola, dicas para suavizar a volta às rotinas - restabelecer a rotina do sono, reeducar os hábitos alimentares, etc. Está top!


Boas Compras!
Eu vou hoje à procura de calções e calças de ganga para a baby C;)

FOLLOW BLOG DA CARLOTA

24 de agosto de 2013

A decisão do colégio, a mochila da baby C e outras mini-mochilas

Foi uma decisão bastante ponderada. A ida da baby C este ano para o colégio. 
Passaram quase dois anos desde que decidi ficar em casa para me dedicar aos primeiros anos da minha filha e posso dizer que não me arrependo nada da decisão que tomei. Muito pelo contrário!
A C é uma bebé super comunicativa, esperta e muito despachada, que adora conviver e brincar com outras crianças. Foram exactamente estas características que ditaram o timming e a decisão da C entrar este ano para o colégio. Onde terá oportunidade de conviver com outras crianças da mesma idade, aprender a estar em grupo, partilhar, viver a rotina de sair de casa todos os dias... E além do lado social e lúdico, também acredito que ir para o colégio nesta fase pode ser útil em termos de aprendizagem mais tarde.
A escolha do colégio foi outra questão importante para nós. É sempre uma decisão crucial em todas as famílias... Afinal é lá que os nossos filhos vão passar uma boa parte do seu tempo. 
Por sorte, neste ponto não tivemos grandes dúvidas. O colégio escolhido foi-nos recomendado por amigos que têm lá os filhos e eles adoram. Fica perto de casa, não é grande, é acolhedor, sei que as crianças são felizes ali e gostei da linha pedagógica. Nestes primeiros anos as brincadeiras e os jogos são o principal e desta forma descontraída vão passando raciocínios, lógicas, algumas regras e conceitos. 
No fundo, o que mais quero agora para a C é que esteja num ambiente estimulante, brinque muito e aproveite ao máximo a infância.
Desejosa de ver como vai correr o primeiro dia de colégio! Eu acredito que vai correr bem, mas depois conto!

Resumindo, com o fim das férias estou numa excitação para cumprir a lista de compras. Parece que sou eu que vou para o colégio pela primeira vez!
A escolha da mochila foi fácil. Só falta tudo o resto! Tal como na roupa, também não gosto de mochilas cheias de desenhos. Prefiro padrões: flores, bolas, riscas, vichy... A da C é da Cath Kindston e é um amor!  Foi um presente, que temos desde o ano passado e este ano vai finalmente cumprir a sua função. Obrigada F!
As mini mochilas Cath Kindston são as minhas preferidas para estas idades. Mas depois acho muito cool as pastas estilo retro. Já estou a ver a C com a nº1.
Aqui ficam mais algumas opções queridas de mini-mochilas, para rapaz e rapariga. Espero que gostem e que o post vos seja útil!

1, 2 e 3 - Na Maria Lorena Design, ou através do site Cath Kindston. 4 - Na mini by luna 5 e 6 - Na Happy Faces - Amoreiras 7 - no Continente 8 - lojas Tuc Tuc 

1 - Cath Kindston 2 - More Than Cookies 3 - Cath Kindston 4 - Na mini by luna 5 - no Continente 6 - Happy Faces nas Amoreiras (Podem ser personalizadas com o nome) 7 e 8 - Lojas Tuc Tuc 

1 - na Smallable 2 - Happy Faces - Amoreiras 3 - Na smallable 4 e 5 - na Smallable 6 - Happy Faces nas Amoreiras


FOLLOW BLOG DA CARLOTA ♥

20 de agosto de 2013

Summer days & summer looks

Todos os anos no verão passamos uns dias de férias no campo. Num sitio onde as horas passam com calma e o verão é mesmo verão. Onde temos pouco acesso aos emails e estamos 100% disponíveis para a nossa filha. Longe de horários, da azáfama da cidade e dos destinos turísticos. 
Dias verdadeiros, com sons, cheiros e imagens de infância e de família. Onde a baby C anda descalça, corre, dança e brinca, chama os cães e os gatos, toma banho na piscina, num tanque antigo ao fim do dia, come pão e prova figos.
Aqui os nossos dias são assim...


Baby C look:
Vestido Laranjinha



Carrinho de brincar - Quisosque das Bonecas

Almofada - Caia
Toalha de praia - Vintage Bazaar
Óculos de Sol - Mr. Boho

Fato de banho Maria Bolacha 

Vestido DOT
Mini Havaianas



Quem se lembra de tomar um banho no tanque da casa dos avós?


T-shirt Maria Concha
Calções Boneca de Sabão

Fato de banho - A Barata diz que tem



Túnica trazida de Ibiza


Macaco Kiddos

Mais imagens e momentos férias no nosso Instagram!

Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI

15 de agosto de 2013

Antes e Depois - Passou 1 ano

Ver a evolução dos nossos filhos através da lente...
Gosto de fotografia desde sempre. Mas com a maternidade este gosto ficou ainda mais à flor da pele!
Sabemos como o tempo passa, como nos esquecemos e como são especiais todos os momentos que vivemos com os nossos filhos. Sou apaixonada pela fotografia enquanto guardadora desses momentos, dos sorrisos, olhares, tradições, memórias...
Gosto de poder guardar assim a minha filha, um bocadinho neste tamanho e mais tarde recordar.


O mesmo sítio, o mesmo mês, as mesmas flores, um ano depois.
Fica a ideia!

Agosto 2012 - 9 meses 

Agosto 2013 -  21 meses 

Vestido Dot

Durante as férias estamos muito por aqui!
O Blog da Carlota também está no facebook AQUI 

13 de agosto de 2013

Mães com pinta - Mariana Sabido

Fotografar famílias, mães, grávidas, filhos, sobrinhos… captar momentos únicos e fazê-los felizes. É isto que Mariana Sabido, 31 anos, escolheu fazer da sua vida. 
Tem uma sensibilidade especial e talvez por isso seja tão requisitada para eternizar a primeira gravidez, uma simples ida à praia ou uma tarde passada no jardim com os primos. Há 3 anos foi mãe de uma índia - a Laura - e juntas viajam, descobrem recantos mágicos, aproveitam cada dia com uma intensidade e descontração únicas. 
Nesta entrevista a Mariana fala-nos sobre a primeira roupa que a sua bebé vestiu, do seu desejo de ter mais filhos e da sua visão do parto natural e da amamentação. Explica-nos ainda como concilia a maternidade com o seu projecto - Mãe 360º


Nome da filha: Laura 
Idade: 3 anos

Como foi a escolha do nome?
Acho das coisas mais difíceis de escolher para um filho. Eu queria o nome da minha avó (que deixo em segredo, porque um dia vou ter outra menina) e o pai dela queria Rosa. Laura foi de comum acordo.

Que tipo de cuidados tiveste durante a gravidez?
Antes de estar grávida já andava no pilatos e no yoga, ia alternando. Durante toda a gravidez andei no pilatos, mesmo até ao fim, e fiz yoga com a Célia, uma pessoas muito especial. A única que me foi visitar ao hospital além da minha mãe (vivíamos no Algarve). Também nadei, sempre por volta das 8h30 da manhã. Era uma sensação incrível.

Há algum produto que tenhas usado durante a gravidez e que aconselhas às amigas?
Usei sempre o óleo da Weleda. E foi só.

Parto natural ou cesariana? 
Natural e respeitado.

Defendes o parto natural e a amamentação. É uma experiência que consideras fundamental? Porquê?
Eu podia ficar horas a falar sobre o parto e a dar o meu ponto de vista. Mas aqui deixo um bocadinho do que me vai na alma quando penso no meu parto e nos meus futuros partos.
Se esta pergunta me fosse feita há 3 anos tinha na ponta da lingua tudo o que queria para o meu parto... E como estava confiante das minhas escolhas. Nada me faria mudar de opinião. Para mim o parto natural é muito melhor para a mãe e para o bebé. 
Continuo a ser 100% a favor do parto normal e mais que isso, do parto respeitado. Sempre tendo em conta que as cesarianas salvam vidas. Mas cesarianas necessárias e não cesarianas por escolha da mãe ou do médico, só porque sim, porque é mais pratico e mais rápido. Ou ainda, por falta de informação.
O que mais me custa nesta questão dos partos é as mulheres não saberem o que podem escolher, que ali naquele momento são elas que mandam, o parto é delas e de mais ninguém. Cada uma segue o seu caminho na maternidade e todas temos direito às nossas escolhas. E mais que isso, por vezes trocam-nos as voltas... Mas a vida é mesmo assim.
Acho que o parto é algo "selvagem" e natural, uma experiência única que nem sei explicar. Que o lado emocional tem uma grande força sobre o nosso parto. 
E a amamentação é a natureza a funcionar no seu expoente máximo, em que a cria vive exclusivamente da sua mãe.
Eu quis um parto normal e natural. Pensei muito sobre o que queria, e o que seria melhor para o meu bebé. 
Pelo que li e me informei fiquei a saber que é muito melhor nascer de parto normal, passar por contracções e o bebé saber que vai nascer. E não apenas ser posto no mundo sem saber nem quando, nem porquê. Que passar pelo canal de parto traz inúmeras vantagens... e que para mim, para me sentir mais mulher, teria que passar pela experiência de parir um bebé por parto normal.
E assim foi, com a ajuda da parteira Isabel, no Algarve.
Nem tudo foi como eu queria... Mas foi um parto muito respeitado. Tudo o que fizeram perguntaram-me se podiam fazer, respeitaram o meu tempo, respeitaram a hora que a Laura quis nascer. Tinha apenas uma pequena luz ao fundo, dentro do quarto, o João, a parteira e um outro enfermeiro.
Foi muito especial! Vi a placenta no final, que era prefeita e linda. A Laura nunca saiu de ao pé de mim, o que para mim era essencial. 
Passado 1 hora estava a mamar e desde aí nunca mais a perdi de vista. Sendo que dormiu na minha cama todo o tempo.


A Laura com 3 semanas. Eu tinha acabado de fotografar.

Amamentaste a Laura até quando?
Amamentei a Laura até ao 1 ano e 4 meses.

"Breastfeeding is more than just a method of feeding. It is a lifestyle choice " - Identificas-te com esta frase? 
Sim. Para mim era muito mais que apenas alimentar a Laura. Era dar amor, era dar segurança, era ela saber que eu estava sempre por perto.
Acho que a amantação é tantas coisas juntas... difíceis de explicar em palavras.

Como foi fazer o enxoval da Laura? 
Ui, muitas coisas foi a minha mãe que tratou... porque ela adora.
Casacos que a minha avós nos tinha feito. E muitos fofos, vestidos, etc. mandamos fazer.
A primeira roupa era tudo branco.

Como é que gostas de a vestir no dia-a-dia? Há alguma marca (ou marcas) predominante no armário da tua filha?
Visto-a muito na Zara, H&M, Brotes, B10 e mando fazer muitas camisas e alguns vestidos. Quando era mais bebé tinha coisas gocco, neck neck.
Marcas portuguesas, Tic Tac Babies!

Quais as peças de eleição do guarda-roupa da Laura? 
Jardineiras, vestidos e camisas brancas sempre.
Camisolas e casacos todos feitos pela minha mãe.
Para mim os sapatos são assim a minha perdição.
Tenis all star ou vans.

Para uma sessão fotográfica em família que tipo de roupa e que cores achas que funcionam melhor?
O que aconselho sempre são cores mais suaves e sem padrões muito grandes. Nada de bonecos nas t-shirts.
Mas tudo depende... por vezes um padrão pode funcionar, uma t-shirt dos ramones pode fazer sentido e umas calças vermelhas no meio de tudo o resto vêem dar o toque que faltava.



Como é um dia de rotina vosso?
Depende se vai a escola ou não. Porque no ano que passou ia só 2 a 3 vezes por semana.
Por isso, num dia sem escola:
- Acordar tarde, tormar um pequeno almoço especial (eu, porque ela odeia comer de manhã). Ir dar uma volta ao jardim. Almoçar em algum lado com alguém fora de casa. Visitar os avós, as manas ou os primos e acabar o dia a comer gelados no jardim ou na praia.



Como geres a tua profissão, a maternidade e ainda algum tempo para ti?
Tento ter tempo para mim... tenho as vezes. 
Muitas vezes trabalho na sesta dela, ou à noite, assim aproveito o dia com ela.
Como trabalho muito aos fins de semana, durante a semana tento sempre fazer algo especial (que é o que todos os pais fazem aos fins de semana). É rara a vez que não vamos ao jardim ou a praia, basta não estar a chover.
Muitas vezes acabamos o dia em casa dos primos ou dos amigos, para brincar com miúdos da idade dela. 
O meu tempo, por vezes fica esquecido, mas sempre que posso (podemos) vou jantar fora com as amigas, ao cinema etc...

Fotografas a Laura todos os dias? Consegues ter as fotos todas organizadas em albúns de papel?
Não sei se a fotografo todos os dias, acho que não.
Faço um álbum por ano e todos os meses imprimo fotos tamanho 8x10 que guardo numa caixa enorme e espalho por lugares estratégicos.
Acho importante abrirem gavetas e encontrar fotografias, tal como sempre fiz em minha casa... coisa que a geração deles quase não tem.
Tenho tudo organizado por anos e dentro dos anos, por meses. 
Mas mais que isso é ter muitas coisas impressa.

Um momento que mais te tenha marcado com a Laura?
Tenho muitos momentos. Quando se tem filhos é assim mesmo, todos são importantes.
Mas assim o primeiro, quando ela começou a mamar. 1 hora mais ou menos depois de nascer.

Que valores consideras fundamentais na educação da tua filha?
Wild and Free!



Gostavas de ter mais filhos? 
Gostava e vou gostar. Vou ter mais dois.

Acompanhas o Blog da Carlota?
Claro.

Obrigada Mariana!

Para acompanhar o Blog da Carlota no facebook é AQUI

12 de agosto de 2013

A nova cama da baby C

Quem é que, em sonhos, não gostava de poder redecorar a casa a cada estação?
Quando não é uma coisa é outra, hoje em dia há tantas coisas bonitas que é difícil não querer ir mudando, actualizando. 
Especialmemte a decoração do quarto dos nossos filhos! Adoro e dá-me imenso prazer, pensar e dedicar-me a essa tarefa.
Falei-vos aqui de como já era difícil para a baby C dormir na cama de grades. Ela é grande, mas sobretudo tem um sono turbulento... 
Durante a noite começou a ser um martírio ouvi-la bater com a cabeça, os braços.... Às tantas começou mesmo a acordar durante a noite a chorar porque se magoava, ou porque tinha uma perna entalada nas grades...
Tive mesmo de considerar mudar a C da cama de grades para uma cama de bebés mais crescidos - toddler - ainda antes de completar os dois anos. 
Já tinha alguns tipos de cama em mente, mas havia uma que sempre achei querida e que sem dúvida pelo rácio preço/qualidade/efeito era a minha preferida!
A C já era grande demais para a cama de grades, mas ainda não alta o suficiente para uma cama de criança normal.
Assim, escolhi a cama Minnen do Ikea. Custa 94€, tem 3 medidas diferentes, ou seja, vai crescendo com eles e o desenho lateral evita que os miúdos caiam da cama. É baixinha, amorosa, tem um toque vintage romântico, que adoro e que dá um encanto especial ao quarto. 
Para o quarto da C gosto de criar um ambiente acolhedor, feminino e romântico, mas relaxante. Gosto particularmente de quartos de bebé em tons claros e serenos. Acho que, por enquanto, muita cor pode ser sinónimo de agitação, o que não é fantástico sobretudo na hora de dormir, quando precisam de mais tranquilidade.
Ok. Se calhar nesta fase nós pensamos e disfrutamos mais da decoração que eles, mas acredito que todo o carinho com que pensamos e fazemos daquele espaço um sítio especial e único, se sente no ambiente e passa para os nossos filhos.




Cama -  Ikea Minnen
Mesa de cabeceira - Arboretto Kids
Candeeiro de tecto - Arboretto Kids
Coelhos Maileg - Quiosque das Bonecas
Almofada Letra C - O Atelier da avó 
Ovelha - Mini by luna

- Esta cama também fica gira em quartos de rapaz. Em branco ou na versão preta. Para as mães de rapazes, fui procurar imagens ao pinterest para que possam visualizar e tirar ideias ;)

- Neste momento tenho a cama na medida intermédia de 1, 60 e portanto, não standart. Os lençois de baixo comprei brancos no Ikea, uma vez que só lá existem nessa medida. A colcha de verão, as fronhas e lençois de cima já podem ter o tamanho maior, standart. Comprei na Zara Home e Homes in Heaven.

Espero ter ajudado e respondido a todas as questões colocadas. Mas se tiverem mais perguntas digam, que respondo nos comentários. 
Boa semana! 














7 de agosto de 2013

Passatempo Knot & Blog da Carlota

Agosto é O mês das férias e oportunidades para fotos giras não vão faltar!
Mas depois das férias é tempo de preparar o armário dos miúdos para a nova estação.
Por isso, a Knot quer oferecer às leitoras do Blog da Carlota um VALE de 100€ em compras na loja on-line, já da NOVA coleção outono-inverno 13/14!!
E a nova coleção - Love all the little things - está o máximo, que eu já espreitei!

Para ganharem só têm de:
Fazer like na página da Knot aqui e do Blog da Carlota aqui
E colocar no mural do facebook do Blog da Carlota uma foto das férias com os filhos acompanhados pela KNOT.
Este passatempo decorre até ao final de Agosto!
A foto mais gira e original ganha e será revelada no dia 1 Setembro.
O vale pode ser utilizado de 1 de Setembro a 15 de Novembro de 2013.

Have fun!! ;)

Baby C look: 
Vestido Knot
Mom's look:
Tank top e saia Zara

Não se esqueçam de aderir a este blog na barra lateral do lado direito onde diz "aderir a este site" e receber as novidades em primeira mão.

A knot estará presente no Mercadito da Carlota - Porto, no dia 6 de Outubro

5 de agosto de 2013

Chic a la playa!

Adeus rotina, horários e obrigações. Olá sol, praia e família!
Foi mais um fim de semana normal de férias, em família, com praia, piscina... e às vezes descansar até é o que menos fazemos, porque com filhos pequenos aproveitamos sempre para lhes dar mais atenção e andamos atrás deles de um lado para o outro.
Cá em casa somos fãs de praia - não é novidade - talvez também por isso os meus olhos brilhem quando vejo um fato de banho querido para a C. Difícil resistir às cores e padrões amorosos em tamanho mini!
Por outro lado, dá imenso jeito ter vários fatos de banho porque a vou mudando e trocando os fatos de banho molhados por secos quando sai da água. 
Mas afinal qual é a tendência no que toca a fatos de banho de criança?
Na verdade, se repararmos nas coleções das marcas percebemos que se vê de tudo um pouco... Mas se tiver de eleger uma tendência, escolho os padrões florais. Adoro. Ainda mais quando aparecem misturados com riscas, bolas ou vichy, como aqui. Acho que este mix torna as peças ainda mais especiais.
Este fim de semana estreámos este fato de banho - lindooo - da Pasito a Pasito.
Acho que todas já comprámos alguma coisa desta marca para os nossos bebés, mas a coleção de fatos de banho está... qualquer coisa! E a qualidade é top. Super resistentes ao sol, ao cloro e ao salitre. E têm sempre a toalha, o kaftan, a cesta ou outros acessórios giros a condizer. Espreitem também os vários matchy-matchy irresistíveis para irmãos, ou primos, em todos os padrões!

Sem dúvida, este kit de praia é dos meus preferidos deste verão! Em tons de branco e lilás e com imensa pinta!










Fato de banho - Pasito a Pasito
Chapéu - Peixinho do Mar




Mom's look:
Calções Bershka
Sandálias Massimo Dutti






Toile de Jouy é o nome deste tipo de padrão com paisagens românticas e flores miudinhas. Sempre um clássico e um amor!
Fato de banho - Pasito a Pasito

Boa semana e boas férias!

O Blog da Carlota está no facebook AQUI