22 de abril de 2015

O baptizado - Preparativos

As duas gordinhas vão finalmente ser baptizadas! Não foi algo planeado, mas agora adoro a ideia de baptizar as duas no mesmo dia. Será no início de Julho o dia especial de entrega a Jesus e Maria.
Faltam cerca de 2 meses e já sei que entre organizar tudo, o tempo vai passar a voar. 
O dia e a hora já estão tratados, igreja, padre, o vestido da Carminho também, falta o vestido da Carlota, sapatos e o fotógrafo.
Decidimos que será uma cerimónia intima, em família. O importante do acto do batismo é o significado da cerimónia em si. O baptizado será seguido de um almoço num sitio especial e tenho a certeza que será um dia lindo e inesquecível para nós.



O vestido da Carminho está escolhido - Maria Bianca.
É todo feito à mão em popelina e rendas de algodão com um look clássico e intemporal, mas adaptado aos dias de hoje. 
Vende-se online, mas também podem visitar o showroom na Rua Garrett, Chiado. 

Depois da cerimónia vou optar por trocar os vestidos de baptizados por outros, no caso da Carminho por um fofo, para ficarem mais à vontade.

Outros preparativos para o grande dia:
- Convites (opcional)
- A concha de prata (um presente da madrinha) encontram-se nas ourivesarias ou na loja Topázio.
- A vela do baptizado tem também uma papel importante e por isso quero que seja especialmente bonita.  Gosto das de parafina da Caza das Vellas Loreto
- Toalha de baptizado 
- Os santinhos para dar aos convidados como recordação deste dia.
- Bolo de Baptizado 
- Catering (opcional)
- Fotógrafo 


Para encomendar as velas e os gifts - as velas vêm numa caixinha - e é possível personalizar tudo com o mesmo tecido

Em relação ao horário, eu optei por fazer o batizado de manhã seguido de um almoço, mas um lanche com um bolo bonito é outra opção.

E depois no final do mês de Julho temos a festa de anos da baby Minho - 1 ano, já! 
Já ando a pensar no tema...
Mas vou partilhando aqui com vocês todos os preparativos!
Instagram @feferreiravelez

34 comentários:

  1. Tudo para lá de amoroso! ♥♥♥
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  2. Adoro baptizados! São a coisa mais bonita do mundo.

    Marta Rodrigues, Majestic xx

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha vou ficar atenta porque a minha filha também será baptizada este ano em Agosto e tem a idade da Carlota, gostaria de ter uma ideia de vestido, sapatos... Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Olá também pode fazer uma vela muito original e intemporal, com argola de prata da topázio, onde pode gravar o nome e data, posteriormente na mesma pode gravar a data da 1.ª comunhão e crisma, uma vela simples redonda ( eu comprei a dos meus filhos numa loja de artigos religiosos) e com uma fita a dar um nó com as pontas caídas em seda. Mais tarde, cada filho pode ficar com uma argola guardanapo personalizada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia
      Parabéns, ao ler o seu blog não encontrei aonde mandou gravar a vela e os santinhos, será possivel dizer-me?

      r.de.f54@gmai.com

      Eliminar
  5. O vestido é um amor!

    blogdamariafrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. A Fernanda não tem o seu vestido de baptismo? Acho mais bonito levar o vestido da família do que comprar um novo.(não leve a mal)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um anónimo um tanto ou quanto mal intencionado e com falta de gosto nas perguntas

      Eliminar
    2. nao deve ter comprado o vestido... deve ter sido oferta da maria bianca :)

      Eliminar
    3. Meu Deus, não era mesmo por aí que estava a ir. Mas se a Maria Bianca fica com certeza a ganhar bastante com esta publicidade, não vejo o porquê de não oferecer. É um negócio de ambas as partes, as marcas querem publicidade e a Fernanda obviamente deve apreciar receber coisas de que gosta (já que o estilo de coisas mostrado é bastante coerente). O anónimo a quem respondi pareceu-me ser uma daquelas pessoas com perguntas sempre muito inocentes, destinadas a deitar abaixo os outros. Deve achar que não ter o vestido de baptizado guardado afecta em alguma coisa o bom gosto que a Fernanda tem hoje. Pois esqueça. Se não gostasse/tivesse inveja, não estaria aqui.

      Eliminar
    4. E fecho os meus comentários. Como estou até a reparar, estes tiveram de ser aprovados, pelo que a Fernanda não teve problemas com eles. Vamos agora voltar ao real tema e deixar os outros comentadores deixarem sugestões para a festa.

      Eliminar
  7. Fernanda se me permite existe uma firma que se chama Flor de Talco que tem como proprietaria uma verdadeira artista que faz uma decoração maravilhosa da mesa do bolo . Dê uma expreitadela á pagina dela no face . O nome dela é Patrícia Segade e tem um trabalho maravilhoso .

    ResponderEliminar
  8. Com o imenso bom gosto que a Fernanda tem vai ficar tudo muito bonito e delicado, como já dá para ver por este cheirinho que nos deixou aqui.
    No Batizado das minhas filhas fiz o mesmo que a Fernanda vai fazer para as suas "gosdinhas" Foram batizadas no mesmo dia, ofereci um almoço só para a família chegada e à tarde um lanchinho em casa onde onde não faltou uma decoração especial, o bolo do batizado, as lembranças para os convidados/família...
    A Fernanda tem toda a razão, este dia tão importante, deve de ser recordado e valorizado pela cerimônia do Batismo e não pelas exageradas festas que ás vezes parecem casamentos.

    Beijinhos e bons preparativos!
    Sissi

    ResponderEliminar
  9. Um enorme beijinho e muito obrigada querida Fernanda pela sua querida escolha :) <3...My Angel
    (Bombocas Carvalho)

    ResponderEliminar
  10. Uma graça!!!
    Também já baptizei o meu tesourinho e adorei preparar com amor cada detalhe. É um dia unico memoravel. Para o bolo recomendo BOLOS DA LUZ. Escolhi massa de amêndoa e era DIVINO.
    Alguns caterings tem decorações lindas mas descuram a variedade e qualidade. Já vi bolos lindos e nada deliciosos...

    ResponderEliminar
  11. Olá Fernanda! Adoro o seu blog, Parabéns! Não sei se já tem fotógrafo mas recomendo a Dora e o Telmo do Miller Studio. São fantásticos! Fotografam de forma muito discreta mas as fotografias ficam lindas. Depois de terem fotografado o meu casamento, já fotografaram os baptizados dos meus dois filhotes e recomendo vivamente. Luísa

    ResponderEliminar
  12. Um dia muito especial e importante nas vidas das Babys C.
    Será marcado, com toda a certeza, com todo o requinte e bom gosto q merece o dia de Baptismo.

    ResponderEliminar
  13. Sinceramente acho mal já estarem a impor vida religiosa a crianças que nem têm ainda liberdade de escolha, acho que elas é que deviam ter a decisão de ser ou não baptizadas, pois não sabemos no que vão 'acreditar' ou se sequer vão acreditar em Deus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixá-la de moralismos. Senso assim não deveríamos impor à criança ir para a escola porque ela deve poder escolher se quer ser iletrada. Os pais têm o direito e dever de orientar os filhos. Obviamente se são cristãos, vão passar esse testemunhos aos filhos. Não inválida que mais tarde possam optar por seguir outra religião, ciência ou mesmo nada. Enfim... Prazer de criticar os outros. Kiss fe

      Eliminar
    2. Sendo os pais católicos, o seu dever é educar os filhos nos valores da cristandade e cumprir os seus sacramentos. O baptismo não é nenhum ferro em brasa com que os pais marcam, violenta e irremediavelmente, os filhos - mais tarde, poderão na mesma seguir as suas próprias crenças.

      Eliminar
  14. Caro anónimo, se elas mais tarde não quiserem seguir a vida cristã, não farão o crisma que é, como bem sabe, a confirmação da nossa fé numa idade em que já temos plena consciência do que é ser católico praticante. Em sendo bebés, quem decidem são os pais, que se regem pela sua própria crença. Se pensássemos com o Sr(a) então, para sermos coerentes teriamos de aplicar isso a tudo na vida das crianças; quem disse que elas quando crescidas vão querer ser educadas? e letradas? e saudáveis? Não podemos ter essas teorias de liberdade apenas para aquilo que são clivagens sociais, se as temos, então pensemos omo será aplicá-lo a tudo! :) MSL

    ResponderEliminar
  15. A minha pequenina foi baptizada aos 8 meses e foi tambem uma cerimonia familiar seguida de um almoço... os convites foram de autoria da Patricia Segade da Flor de Talco, ficaram lindos lindos lindooooos! !a vela e a toalha foram personalizadas pela Mokika Artesanato... ficaram exatamente como queria, muito bonitas e fizeram um sucesso! O bolo foi feito pelas Manas da Casinha das Manas... delicioso e muito bonito também! !
    Quanto á questão de impor a religião pra mim fez sentido ser assim e nao o interpreto como estando a impor-lhe o quer que seja mas sim dando-lhe uma benção, o baptismo é o receber do Espirito Santo... caso um dia mais tarde ela decida não seguir este caminho e o baptismo a incomode facilmente poderá pedir a anulação do mesmo!

    ResponderEliminar
  16. Ninguém impõe nada! Para isso existe o sacramento do crisma!
    Se calhar é melhor não levar as crianças à escola! Quando elas crescerem logo escolhem se querem ou não ir (aprender)......

    ResponderEliminar
  17. Olá Fernanda! Também baptizei os meus dois filhotes mais novos ( de 11 e 3 anos) juntos há cerca de 2 meses...o vestido da Clarinha era praticamente igual ao da Carminho...ficam lindas com este estilo clássico. Também optei por trocar o vestido por um fofo...mas são tão poucas horas e ela ficava tão linda que acabei por não o fazer ;)). É incrível Fernanda fiz exactamente a mesma escolha de cadeiras e mesas para a minha sala de refeições do dia-a-dia para a minha casa nova...infelizmente não consegui arranjar uma mesa redonda para nós que ficasse lá bem (somos 6!)...mas a minha mesa é branca e as cadeiras são iguais às suas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganei-me...11 meses e 3 anos! Já agora, essa história das imposições e das liberdades às crianças é demais...são nossos filhos, é lógico que serão educados à nossa imagem...se entretanto tiverem outras opções (o que é raro...), cá estaremos para aceitar e compreender as suas diferenças.

      Eliminar
  18. Querida Fernanda, que seja um dia feliz e em família. Isso sim é o mais importante! Um beijo grande

    ResponderEliminar
  19. Querida Fernanda, o candeeiro é lindo. Pode me dizer onde o comprou?

    ResponderEliminar
  20. Também baptizei a M. o ano passado em Julho, escolhi precisamente a parte da manhã seguido de um almoço em família (muito intimista) num restaurante bem pertinho do mar.
    Foi uma boa opção e a sua vai com toda a certeza correr igualmente bem.

    Beijinhos
    http://blogdababym.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Olá fé, que local decidiu para o almoço? Beijo

    ResponderEliminar
  22. o batizado do meu filho tambem e no inicio de julho, dia 4, que curioso e o meu filho e praticamente da idade da minho, nasceu no dia 1. so falta a roupa que será a madrinha a oferecer...

    ResponderEliminar
  23. Olá Fernanda
    Bonitas sugestões.
    Vou baptizar o meu filho daqui a 15 dias e subitamente ocorreu-me: que sapatos calçar-lhe? Tem 3 meses mas apesar de magrinho é muito comprido e também já calça 18. O vestido é antigo, de família, mas quanto a sapatos esqueci-me completamente...

    A Fernanda ou alguma outra leitora têm sugestões?

    Obrigada!
    Ana Tavares

    ResponderEliminar
  24. post perfeito :) quero baptizar a minha C no final de junho ;) super atrasada com os preparativos!! beijinhos!!

    ResponderEliminar