2 de novembro de 2017

Halloween

Disfarces escolhidos pelas próprias: Maléfica e bruxinha ♥♥
Pessoalmente tenho "mixed feelings" em relação a esta efeméride do Halloween.
Temos o nosso 'Pão por Deus' e tenho imensa pena que se esteja a perder uma tradição portuguesa em detrimento de uma tradição que não é nossa. 
Mas depois, pelo que me toca, é impossível resistir ao entusiasmo desta pequenada em se mascarar e ganhar doces no "trick or treat"... 
O que elas se divertiram! Viram no meu stories
Foi impossível fazer mais registos dignos, para além destes, antes de sairmos de casa.
Chegaram a casa "podres". Elas e eu, depois de tanto programa infantil!!
- 1 mês intenso de preparativos para o Mercadito, o dia do Mercadito "himself", com festa de anos para os amigos à mistura; domingo festa de anos para a família, cá em casa e logo a seguir halloween!
 Só consegui parar (ja de língua de fora e menos 2kg) no feriado!
Help! :)

Vestido e bandolete Maléfica - Imaginarium
Tatuagens - Docinho de Açucar
Chapéu, vassoura e sapatos de bruxa (o máximo!! Vejam AQUI) - Imaginarium
O body da Minho é da Zara kids e o tutu é antigo, da Coca.
Baton quase preto - Sephora

Instagram @Feferreiravelez


23 comentários:

  1. Estas fotos estão uma delícia e concordo totalmente com o que diz sobre o Halloween, sinto o mesmo!! Mas que ficam lindas ficam!

    ResponderEliminar
  2. "pão por Deus" não deve ser assim tão tradição... Pelo menos em Braga e Minho, em geral, nunca ouvi semelhante.
    Provavelmente as origens da Fernanda são do Interior e talvez aí houvesse essa tradição.
    De onde é natural, Fernanda? Pelo que percebi não é de Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta falta de cultura! Meu Deus! Pelo menos Informe-se antes de falar e de dizer alarvidades. Conhece a palavra?
      Em Portugal celebrarmos um estrangeirismo – o Halloween – misturado com uma antiga e significativa tradição que é o "Pão por Deus" que se insere na mística celebrativa católica do dia de Todos os Santos. No dia 1 recordamos, fazemos memória dos Fiéis Defuntos. É desta forma que celebramos todos aqueles que nos precederam na vivência da nossa fé.

      O Halloween surge na América do Norte, afirmando-se como um evento tradicional e cultural, tendo por origem as celebrações do povo Celta, remontando-nos ao século III na Gália. Halloween, como o próprio nome pode-nos indicar, realiza-se na véspera de Todos os Santos.

      Eliminar
    2. Se a menina tivesse estudado em colégios católicos saberia com certeza. Conhecia esta tradição portuguesa. Mas deve ser só uma miúda muito tonta.

      Eliminar
    3. Percebeu mal. Sou natural de Lisboa, se é importante para si saber 😄Clínica São Gabriel 😄 E é uma tradição portuguesa, católica, por exemplo no colégio da minha filha não celebram o Halloween, mas sim o pão por Deus.

      Eliminar
    4. Nota: o colégio não é no interior, é em Lisboa :)))))))

      Eliminar
    5. Ui.... ficou com receio que a julgassem de fora de Lisboa ! Não tinha mal não ser ;)
      No Norte não existe a tradição do pão de Deus, andei em colégio católico e nunca se falou de tal.
      Só agora se fala disso, da tradição perdida mas que o Norte nunca se conheceu

      Eliminar
    6. Fernanda, o colégio da sua filha age muitíssimo bem. Tenho muitas saudades do "Pão por Deus", quando juntávamos grupos de miúdos e íamos de porta em porta pedi-lo. Recebiamos frutos secos e bolos (havia quem fizesse bolos somente para dar neste dia!). E isto às portas de Lisboa.

      Eliminar
    7. Pois não. E receio absolutamente nenhum! Mas achei muita graça à curiosidade da Inês e à ilação (neste caso errada) que retirou deste simples texto :) Acho imensa graça às pessoas que ao lerem um blog acham que conhecem profundamente a blogger ou até sentem necessidade de saber mais sobre a sua vida pessoal... :)

      Eliminar
    8. Sou do Norte, mais concretamente do Porto e no colégio das minhas filhas falam do Pão por Deus neste dia...

      Eliminar
    9. Pois eu também sou do norte e nunca conheci cá essa tradição... Somente me lembro da celebração católica do dia de Todos os Santos. No dia 1 recordamos, fazemos memória dos Fiéis Defuntos (dia dos finados).
      Nas ilhas por exemplo tambem comemoram esta tradiçao mas de uma forma diferente.
      Portanto "pão por deus" é uma tradiçao que se comemora das mais diferentes maneiras e por isso é natural que não seja conhecida por todas como sendo o dia em que as crianças se juntam em grupos e andam pelas portas a pedir pao por deus...
      Marisa

      Eliminar
    10. Sou do Norte e nunca, mas nunca mesmo, ouvi falar. Isso do pão por Deus! Estudei 8 anos num colégio católico (em que havia internato - não o meu caso - e freiras) e nunca se falou nem existiu essa tradição do Pão por Deus. Só se for muito muito antiga a tradição. Sou do ano 1981 :) Agora tudo é pretexto para comércio.

      Eliminar
    11. "Pao por Deus" não se comemora em todo o lado, por isso mais cuidado em tratar logo mal as pessoas só porque se acham donas da razão... certamente não conhecem todas as tradições do nosso país.

      Eliminar
    12. Mais uma vez, podiam ter sido humildes nas respostas e pensar que, talvez não seja tradição "nacional".
      No colégio dos meus primos, D. Diogo de Sousa em Braga, nunca tal ouvi falar que fizessem isso. Curiosamente, Braga é, excetuando Fátima, cidade onde mais se celebra a religião católica. Por isso, peço desculpa se essa tradição, afinal, não é tradição em todo o lado.

      Eliminar
    13. Afinal a Fernanda não está certa de tudo como pode ver nos comentários acima. Às pessoas que se julgam super cultas e informadas, deveriam também saber onde são mais predominantes as tradições católicas e quais são realmente. Uma dica: Estão no norte, principalmente no distrito de Braga e Viana do Castelo (e aqui acrescento, a maior romaria é a da Nossa Senhora da Agonia. A mais bela e com maior projeção. Não é o Santo António em Lisboa porque esse é popular ;) )

      Eliminar
  3. O pão por Deus não é tradição em todo lado, na beira alta não seco embora, pelo menos na cidade. Mas o Halloween também é muito recente. Bjs Fernanda

    ResponderEliminar
  4. As mais bonitas da blogosfera, até de bruxinhas ficam lindas!!

    ResponderEliminar
  5. Na minha terra - Penamacor - que fica na Beira Baixa junto a Espanha celebrava-se o Santorinho no dia 1 nov. Pelo que já percebi é exactamente igual ao Pão por Deus de Lisboa mas com outro nome. No entanto, nas aldeias do proprio concelho não havia essa tradição! depende muito das localidades e não tanto de zonas! Pelo que sei, hoje em dia o halloween "abafou" o "Santorinho"

    ResponderEliminar
  6. Já eu, só tenho reparo: "himself" é escrito junto, não separado.
    Tirando isso, é impossivel não admirar as suas fotos e as suas filhas que são umas autênticas bonecas.

    ResponderEliminar
  7. Só para que conste a todas as pessoas tão bem informadas, o dia dos fiéis defuntos é dia 2 de Novembro, no dia 1 é feriado porque é o dia de todos os santos. As pessoas vão aos cemitérios dia 1 por ser feriado, mas não é esse o dia certo para homenagear quem já partiu de entre os vivos.

    ResponderEliminar
  8. As crianças são adoráveis
    nunca vi algo tao fofo

    ResponderEliminar